Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2019 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

Qual a importância do CCA?

Você já ouviu falar sobre CCA? Sabe o que é? Conhece alguém que frequenta, ou tem filho ou filha matriculado? Se você não conhece ou conhece, pedimos que continue a leitura e permita-nos contar mais sobre esse projeto.

 

A sigla CCA significa Centro para Criança e Adolescente, é um projeto conveniado com a prefeitura de São Paulo via SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A UNAS administra 11 CCA’s, distribuídos por Heliópolis e Região.

Atendemos cerca de 1560 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social, por meio de atividades socioculturais e educacionais no contraturno escolar que oportunizem a conquista da autonomia, cidadania, e fortaleçam vínculos familiares e comunitários.

 

Fabíola é cabeleireira, e sua filha está pelo primeiro ano no CCA Aziz AB Saber, localizado na Cursino. A rotina é simples: pela manhã a filha vai para a escola, e após a aula é hora de ir para o CCA, onde almoça e realiza as atividades até às 16h30, horário de saída.

 

Maria Clara tem 6 anos e esta no CCA a pouco tempo, mas sua mãe Fabíola já notou algumas mudanças nos interesses da filha, depois que começou a frequentar o CCA. Relata que a filha passou a se interessar por assuntos relacionados com a natureza, teatro, saúde e atividade física. “Acredito que com acompanhamento, ela vai ser uma pessoa melhor no futuro, e estará em uma sociedade melhor”, complementa, ressaltando que o CCA é importante para que as crianças não fiquem na rua, afinal, os pais precisam trabalhar. 

 

Shirley Roberta, coordenadora do CCA Aziz, explica que eles trabalham a educação social da criança e do adolescente. São temas transversais como cidadania, ética, direitos e deveres de cada um. “Fui uma criança de CCA, minhas filhas também, hoje eu sou pós-graduada e aprendi que tenho que correr atrás dos meus direitos”. Ela nos contou que muitos pais ainda são analfabetos e voltaram a ter interesse pelos estudos depois que frequentaram as reuniões de pais e responsáveis, que acontecem uma vez por mês. Nesses encontros, além de falarem sobre as crianças, sempre são propostas atividades para os pais.

 

Todos os trabalhadores/as dos CCAs são fundamentais no projeto político-pedagógico. Rita de Cássia, por exemplo, fazia trabalhos voluntários até que surgiu uma vaga para cozinheira. Passou no processo seletivo e, após começar a trabalhar, matriculou-se no curso superior de pedagogia. Atualmente, está finalizando o curso e é educadora no CCA Aziz. Para ela, o projeto impacta no desenvolvimento tanto da vida da criança e do adolescente quanto da dela própria. “Na escola, eles não têm essa liberdade de falar e de expressar as próprias opiniões, já neste espaço isso faz parte do desenvolvimento deles”. Ela diz que o maior desafio é suprir as necessidades que as crianças e adolescentes esperam do educador, por isso sempre está aberta a ouvi-los.

 Crianças e adolescentes do CCA Aziz junto aos educadores do projeto

 

Se você leu até aqui, provavelmente percebeu a importância de mantermos o CCA, nos ajude a cobrar da Prefeitura a continuidade desse serviço.

 

Veja também: UNAS se reúne com SMADS para cobrar continuidade dos serviços e questionar atrasos no repasse de recursos.

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo