top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Frei Betto traz mensagem de esperança em encontro com movimentos sociais em Heliópolis

No dia 25 de Abril, o teólogo e filósofo Frei Betto e Genésia Miranda, fundadora da UNAS, estiveram no CEU Heliópolis Profa. Arlete Persoli apresentando suas experiências em décadas de trabalho popular. Ambos trouxeram esperança à militância para seguir engajada na luta pela transformação das comunidades em que vivemos e do Brasil como um todo, pois com a dedicação a um trabalho cotidiano dos movimentos será possível retomar um projeto democrático-popular para o país. Genésia fez um relato de anos de luta pelo direito à moradia, do enfrentamento com os grileiros e com o poder público e de décadas na resistência e organização popular, desde a fundação da UNAS até os dias atuais.

A iniciativa é parte projeto MovimentAção, uma parceria da UNAS com a Fundação Ford para estimular a mobilização por políticas públicas em Heliópolis e Região e o fortalecimento dos movimentos. Frei Betto destacou que o Brasil é um país extremamente desigual, e essa é a principal causa dos problemas sociais. No entanto, é preciso não desanimar e dedicar-se a um contínuo trabalho de base, a partir da escuta e do acolhimento às necessidades da população. Cerca de 150 pessoas participaram da atividade, que reuniu integrantes dos Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região, Moviento LGBTI+ O Grito da Diversidade, Movimento de Juventude Fala Jovem, Movimento Sem Teto de Heliópolis e Região, Movimento Fé e Política e Movimento Negro de Heliópolis e Região.

“Ele veio nos fortalecer nessa luta pelos direitos humanos. Foi um prazer e uma honra recebê-lo, assim como a companheira Genésia Miranda, uma representante nossa. Isso fortalece nossa luta, traz empatia, busca pela equidade, diminui a distância no entendimento e na formação. Vieram para nos trazer isso, em um período de governo autoritário e de recessão econômica do Brasil com milhões de pessoas desempregadas”, destaca Maria Antônia, diretora da UNAS e Coordenadora do Projeto MovimentAção. No final da palestra, foram sorteados dois livros do autor e a biblioteca ganhou todo o acervo de sua obra para empréstimos à comunidade.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page