top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Movimentos de base da UNAS participam do 5º Encuentro Nuestra América no Chile

Entre os dias 6 e 12 de maio, lideranças dos movimentos de base da UNAS participaram do 5º Encuentro Nuestra América” (ENA), no Chile. O evento reúne, há mais de sete anos, organizações de 17 países da América Latina para debater iniciativas de educação transformadora na região. A UNAS levou sua experiência de luta pelo direito à educação e pela transformação de Heliópolis em um Bairro Educador. “O ENA reúne professores, educadores, movimentos sociais que buscam alternativas para uma educação libertadora, emancipadora, com autonomia e responsabilidade. Fomos convidados para apresentar nossa experiência com o Bairro Educador, e pudemos aprender juntos sobre como construir alternativas para uma nova educação, que quebre os muros, tanto de concreto quanto os que estão nas nossas cabeças. Compartilhamos diferentes formas de atuar, metodologias e aprendemos sobre novas tecnologias”, explica Reginaldo José Gonçalves, membro da diretoria da UNAS, responsável pelo eixo Juventude. “Além disso, pudemos fazer resgate da história, mantendo viva a memória das comunidades em que estamos inseridos”.

O encontro trabalhou com três eixos: emancipação, descolonização e transformação, na busca por um outro mundo possível, num caminho de diversidades em direção da Nossa América livre, justa e soberana. “Interessante ver o cuidado que tiveram conosco, um cuidado humano, e também perceber o quanto pensamos igual, cada um em seu território, entendendo que a educação é o melhor instrumento para fazer a transformação, promover a igualdade e a garantia de direitos. Trabalharam muito com os antepassados, trouxeram a questão dos povos originários, do resgate da cultura indígena como enfrentamento aos retrocessos que vivemos aqui e em outros países”, complementa Reginaldo.

O encontro foi finalizado em Santiago do Chile, com a realização de um festival cultural, em que diversos países puderam apresentar sua cultura. Os movimentos da UNAS realizaram uma apresentação musical com o Rapper Lipão, mostrando como é possível utilizar a música como ferramenta de orientação e reivindicação de direitos.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page