top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Projeto "Arrumando a Casa" traz alegria e esperança a família da Dona Maria José em Helióp

A emoção de Dona Maria José e a voz embargada, custando a soltar essas palavras, demonstram a imensa gratidão e alegria de uma avô que lutou muito e hoje sabe que os netos vivem em um lar adequado. Enquanto Gabrielly (15), Victor Hugo (11) e Alisson (09) ficavam em casa – principalmente em dias de chuva – Dona Maria não tinha paz.


“Eu tinha muito medo, quando eu via chover, eu ficava com muito medo que caísse em cima deles. Estava perigoso. Eu via a hora de dar uma ventania e as paredes caírem por cima deles. No dia que o pedreiro veio arrumar, ele só tocou na parede e caiu tudo. Eles tiraram as telhas, quando eles bateram na parede, caiu tudo”, lembra a avô.


Na hora de contar como era a casa antes e como é o novo lar, até o olhar e a voz de Dona Maria se transformam. As lágrimas, que antes eram de preocupação, hoje são de alegria, esperança e gratidão. O olhar – de apreensão e incerteza em relação ao futuro – ficou para trás e deu lugar à segurança e à tranquilidade de quem sabe que as oportunidades estão mais próximas e de que agora as crianças poderão estudar, brincar, crescer e se desenvolver em um lar seguro e saudável.


Victor Hugo e Alisson brincando no quarto antes da reforma (esquerda) e estudando depois da reforma (direita).

Hoje, ela e a neta Gabrielly falam da casa nova de cabeça erguida, com o olhar de quem sabe o verdadeiro significado da palavra esperança – olhando para cima, para o telhado firme e sem buracos, para as paredes seguras e com azulejos, para a casa arejada e iluminada, para o sonho concretizado. Juntas, agora elas podem enfrentar o futuro cheias de coragem, estabilidade e independência. Ao ver o sonho realizado, a adolescente observa o novo lar com aquele sorriso que faz sorrir quem está junto. Ela não vê apenas paredes, portas, um telhado e azulejos. O que ela enxerga é um futuro com muito mais oportunidades para si e para os seus irmãos. Os sonhos deles ficaram mais próximos e possíveis. “Eu estou fazendo curso gratuito de informática na UNAS e aprendendo muito. Eu quero ser advogada na área da família para poder ajudar as crianças e os pais”, enfatiza Gabrielly. “Eu estou me sentindo bem…numa casa com banheiro, tudo arrumadinho. … bem melhor para viver assim! Mudou tudo. Agora dá mais vontade de ficar dentro de casa, porque é mais arejado, bem melhor do que antes.”, comemora a jovem.


A MUDANÇA – Quem chega à casa da família hoje, não tem nenhuma pista de como era a moradia há poucos meses. O novo lar tem paredes e telhado firmes, um banheiro saudável com privacidade, portas e janelas, cozinha e quarto arejados e iluminados, ambientes com piso cerâmico e azulejos. A casa antiga agora está só em fotos e na lembrança, como descreve Gabrielly: “Aqui antes era só um quarto, não tinha porta e para segurar o teto tinham umas madeiras na entrada. O chão estava com buracos e a terra era muito molhada, aí criava bichinho e a gente colocava madeira em cima. A gente tinha que colocar a cama aonde não pingasse, porque quando chovia, tinha goteiras. A gente ficava com falta de ar, era muito úmido, tinha mofo e para respirar era muito ruim. Não tinha banheiro dentro de casa, aí era o uso coletivo daquele que tinha lá fora. Era ruim usar o banheiro assim, não tinha privacidade”.


A hora do banho nesse lar já não é mais um problema. “Ficou muito bom com o banheiro, tomar banho e ir direto para a cama, não pegar vento. Eles (os irmãos Victor Hugo e Alisson) estão amando, se sentindo no paraíso, principalmente quando vão tomar banho, não querem sair de dentro do banheiro”, conta aos risos a irmã mais velha Gabrielly.


Antes e Depois do Banheiro

Juntos, fortalecemos milhares de famílias. Junte-se a nós para celebrarmos cada Maria José, cada Gabrielly, cada Victor Hugo, cada Alisson. Cada família que nós encontramos nesses quase 5 anos de projeto em Heliópolis. Todos merecem a oportunidade de um futuro melhor. E o seu apoio pode tornar isso uma realidade para muitas famílias.

 

Atuando em Heliópolis (SP) desde 2013, o projeto Arrumando a Casa em parceria com a Habitat Brasil já beneficiou diretamente mais de 600 famílias com assistência técnica e reforma de suas casas. O objetivo das reformas é proporcionar um lugar seguro e saudável para as famílias que moram em situação de alta vulnerabilidade.


Maiores informações:

Atendimento de Terça-feira e Quinta-feira das 09hs às 12hs

Rua Flor do Pinhal, nº 2 - Heliópolis

Contato: (11) 974466740

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page