Há 4 anos em Heliópolis o Projeto Facebook na Comunidade estimula o empreendedorismo e o desenvolvim
Em 17 de março, o projeto Facebook na Comunidade, uma parceria da UNAS com o Facebook, completa quatro anos de existência. Desde 2015, o Laboratório de Inovação, único em todo o mundo, já formou mais de quatro mil empreendedores/as no uso das redes sociais para promoção de seus negócios. Trata-se de um projeto pioneiro que capacita micro e pequenos empreendedores em temas como Facebook para Negócios, Instagram para Negócios e Fotografia para Negócios. Heliópolis foi escolhida para receber a iniciativa pelo histórico de lutas e conquistas da comunidade, por sua organização comunitária e por ter em média 5.000 empreendedores vivendo na região.
Nínive Loreane Ferreira do Nascimento, coordenadora do projeto Facebook na Comunidade, explica que em 2015 foi construída a parceria da UNAS com o Facebook, em uma forma participativa. “Não tinha de início a ideia de como seria na prática, construímos juntos entre equipe, coordenação e o Facebook. A ideia inicial era ensinar os empreendedores da comunidade a como usar a ferramenta do Facebook. De início era apenas a ferramenta do Facebook, não tinha todos os cursos que temos hoje”. Em 2015, foram construídas as primeiras iniciativas, e após quatro anos já estão consolidadas boas práticas e experiências que atraem pessoas de diferentes regiões. "As pessoas já conhecem o projeto, existem outras aulas dentro do laboratório e recebemos gente de toda cidade. Valorizam muito a forma como tratamos as turmas, a participação, o cuidado e a qualidade das aulas. Também o trabalho da UNAS, do laboratório e dos nossos equipamentos. Sabemos que as aulas dão resultado porque eles dão retorno para nós, do impacto do projeto em seu dia a dia”, explica Nínive.
São muitos os casos de sucesso. Desde pessoas que aprenderam a escrever utilizando o computador em oficinas do projeto, até empreendedores como a Chef Alessandra Guilherme, que já recebeu prêmio e atende famosos, e aprendeu no projeto a utilizar as ferramentas das mídias digitais. “É gratificante saber que o nosso trabalho impacta na vida das pessoas, no trabalho e no dia a dia. Dar aula, conversar com as pessoas, mobilizar, é tudo muito gratificante”. A importância do projeto também está na relação que as pessoas estabelecem na comunidade e o reconhecimento do trabalho da UNAS. “É uma entidade muito grande, com um trabalho fundamental de mobilização, deve ser a maior ONG em São Paulo com atuação em comunidade, então parceiros como o Facebook reconhecem a seriedade do nosso trabalho. E a continuidade do projeto só vai fortalecer todos esses processos”, complementa Nínive.
A Chef Alessandra participou de uma live na página do Facebook na Comunidade e explicou a importância que o projeto teve em sua vida (Clique aqui e assista). “Ao participar do projeto, descobri as ferramentas do Facebook, achei incrível as aulas, também a de Instagram, que abriu a minha visão. Não sabia utilizar, então descobri os tipos de ferramentas que podemos usar para alcançar mais pessoas, saber quem são nossos clientes. Aprendi a direcionar o público, fazer anúncios para o atingir e com isso crescer, oferencendo aquilo que meu cliente quer. Aprendi nas aulas a fazer pesquisas do que o público quer, isso é muito bom também”.
A Chef Alessandra destacou ainda que o projeto Facebook na Comunidade trouxe a ela o entendimento da importância de levar a público o seu trabalho. “É muito bacana também o fato de ser dentro da comunidade, onde tem empreendedores como eu, gente boa que não sabe como crescer. O conteúdo é excelente, dá oportunidade para crescer e conquistar o mundo”.
Thiago Costa, multiplicador e professor do Facebook na Comunidade, conta que foram realizados vários experimentos para chegar no nível de hoje, e isso resultou em um grande impacto na comunidade. “Além dos números, de quatro mil pessoas atendidas, acompanhamos quem passou por lá e vemos a diferença do projeto. Gente que vendia de porta em porta e hoje tem espaço físico, empregando pessoas da comunidade. Passam a ter melhor qualidade de vida, mais tempo próximo da família, e isso faz também com que a economia local comece a girar dentro da comunidade, as pessoas passam a consumir dentro de Heliópolis. O Facebook na Comunidade veio para fomentar isso, incentivar as pessoas a empreender. Quando o empreendedor passa a usar as redes sociais, percebe o potencial que tem de poder vender mais, e ao perceber isso, vê que pode mudar sua vida, da sua família e da comunidade, sentindo-se empoderado e incentivado a continuar empreendendo mais. Então o projeto tem um resultado que é multiplicado para outras pessoas, pela geração de emprego e incentivo à economia local”.