top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Há 4 anos em Heliópolis o Projeto Facebook na Comunidade estimula o empreendedorismo e o desenvolvim


Em 17 de março, o projeto Facebook na Comunidade, uma parceria da UNAS com o Facebook, completa quatro anos de existência. Desde 2015, o Laboratório de Inovação, único em todo o mundo, já formou mais de quatro mil empreendedores/as no uso das redes sociais para promoção de seus negócios. Trata-se de um projeto pioneiro que capacita micro e pequenos empreendedores em temas como Facebook para Negócios, Instagram para Negócios e Fotografia para Negócios. Heliópolis foi escolhida para receber a iniciativa pelo histórico de lutas e conquistas da comunidade, por sua organização comunitária e por ter em média 5.000 empreendedores vivendo na região.


Nínive Loreane Ferreira do Nascimento, coordenadora do projeto Facebook na Comunidade, explica que em 2015 foi construída a parceria da UNAS com o Facebook, em uma forma participativa. “Não tinha de início a ideia de como seria na prática, construímos juntos entre equipe, coordenação e o Facebook. A ideia inicial era ensinar os empreendedores da comunidade a como usar a ferramenta do Facebook. De início era apenas a ferramenta do Facebook, não tinha todos os cursos que temos hoje”. Em 2015, foram construídas as primeiras iniciativas, e após quatro anos já estão consolidadas boas práticas e experiências que atraem pessoas de diferentes regiões. "As pessoas já conhecem o projeto, existem outras aulas dentro do laboratório e recebemos gente de toda cidade. Valorizam muito a forma como tratamos as turmas, a participação, o cuidado e a qualidade das aulas. Também o trabalho da UNAS, do laboratório e dos nossos equipamentos. Sabemos que as aulas dão resultado porque eles dão retorno para nós, do impacto do projeto em seu dia a dia”, explica Nínive.

São muitos os casos de sucesso. Desde pessoas que aprenderam a escrever utilizando o computador em oficinas do projeto, até empreendedores como a Chef Alessandra Guilherme, que já recebeu prêmio e atende famosos, e aprendeu no projeto a utilizar as ferramentas das mídias digitais. “É gratificante saber que o nosso trabalho impacta na vida das pessoas, no trabalho e no dia a dia. Dar aula, conversar com as pessoas, mobilizar, é tudo muito gratificante”. A importância do projeto também está na relação que as pessoas estabelecem na comunidade e o reconhecimento do trabalho da UNAS. “É uma entidade muito grande, com um trabalho fundamental de mobilização, deve ser a maior ONG em São Paulo com atuação em comunidade, então parceiros como o Facebook reconhecem a seriedade do nosso trabalho. E a continuidade do projeto só vai fortalecer todos esses processos”, complementa Nínive.


A Chef Alessandra participou de uma live na página do Facebook na Comunidade e explicou a importância que o projeto teve em sua vida (Clique aqui e assista). “Ao participar do projeto, descobri as ferramentas do Facebook, achei incrível as aulas, também a de Instagram, que abriu a minha visão. Não sabia utilizar, então descobri os tipos de ferramentas que podemos usar para alcançar mais pessoas, saber quem são nossos clientes. Aprendi a direcionar o público, fazer anúncios para o atingir e com isso crescer, oferencendo aquilo que meu cliente quer. Aprendi nas aulas a fazer pesquisas do que o público quer, isso é muito bom também”.

A Chef Alessandra destacou ainda que o projeto Facebook na Comunidade trouxe a ela o entendimento da importância de levar a público o seu trabalho. “É muito bacana também o fato de ser dentro da comunidade, onde tem empreendedores como eu, gente boa que não sabe como crescer. O conteúdo é excelente, dá oportunidade para crescer e conquistar o mundo”.


Thiago Costa, multiplicador e professor do Facebook na Comunidade, conta que foram realizados vários experimentos para chegar no nível de hoje, e isso resultou em um grande impacto na comunidade. “Além dos números, de quatro mil pessoas atendidas, acompanhamos quem passou por lá e vemos a diferença do projeto. Gente que vendia de porta em porta e hoje tem espaço físico, empregando pessoas da comunidade. Passam a ter melhor qualidade de vida, mais tempo próximo da família, e isso faz também com que a economia local comece a girar dentro da comunidade, as pessoas passam a consumir dentro de Heliópolis. O Facebook na Comunidade veio para fomentar isso, incentivar as pessoas a empreender. Quando o empreendedor passa a usar as redes sociais, percebe o potencial que tem de poder vender mais, e ao perceber isso, vê que pode mudar sua vida, da sua família e da comunidade, sentindo-se empoderado e incentivado a continuar empreendendo mais. Então o projeto tem um resultado que é multiplicado para outras pessoas, pela geração de emprego e incentivo à economia local”.

Para ele, os maiores desafios agora estão relacionados às demandas de conteúdo que o público traz. “Isso é bem desafiador, para criarmos conteúdos novos, aulas novas, para que a gente atraia mais pessoas e elas tenham resultados”. Essa é a lógica de conceber o projeto como um laboratório, que permanentemente cria conteúdos e formas educativas para melhorar os resultados do empreendedor que participa do projeto.


Já Deiliane Martins de Souza, multiplicadora do projeto, destaca que a iniciativa abriu as portas da comunidade para que empreendedores de outros locais conhecessem Heliópolis. “Temos a oportunidade de mostrar as coisas boas que Heliópolis oferece, pois mostramos o trabalho da UNAS na comunidade. Além disso, no projeto eles encontram as ferramentas que os possibilitam crescer em seus negócios. Conhecemos outras comunidades, como em Itaquera e no Jaraguá, de onde vieram pessoas nos conhecer e se inspirar em Heliópolis”.

O Facebook na Comunidade tem atualmente três cursos: Facebook para Negócios, Instagram para Negócios e Fotografia para Negócios. As aulas são gratuitas, com duração de três horas e certificado de participação. O público é formado por empreendedores, com idade a partir de 16 anos. “Temos pessoas conosco desde o começo, que passaram pelo nosso projeto, aprenderam e hoje replicam esse aprendizado para outras pessoas empreenderem também”, conta Deiliane. Por isso, atuação do projeto gera tantos impactos. “Temos exemplo de empreendedores que conseguem empregar moradores da comunidade. As pessoas crescendo abrem oportunidade para outros”, o que leva ao desenvolvimento local e da cidade. Assim, com inovação e tecnologia, o Facebook e a UNAS contribuem juntos para transformar Heliópolis em um bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page