top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

João Miranda recebe título de Cidadão Paulistano durante o 25º Encontro da UNAS

João Miranda recebe título de Cidadão Paulistano durante o 25º Encontro da UNAS

Em 14 de dezembro, a UNAS – União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis e Região realizou o seu 25º Encontro e reuniu mais de 800 pessoas para fazer um balanço do ano e apontar perspectivas para 2019. Na ocasião, João Miranda Neto, presidente de honra da UNAS, recebeu das mãos do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) o título de cidadão paulistano. “Minha história não é diferente da de vocês, este título é de todos” afirmou João Miranda ao receber o título.

 

A presidenta da UNAS, Antonia Cleide Alves, destacou a importância do reconhecimento da trajetória de luta de João Miranda e de Heliópolis. “Hoje é a celebração de nossa história. São 25 anos de Encontro e 40 anos de história. Estamos aqui hoje, vendo essas crianças, e o trabalho de cada um de vocês, os resultados de superação. O João é uma pessoa muito importante, o título celebra a vitória dessa luta de 40 anos, de quem acredita que todos têm direitos”, afirmou Cleide.


O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) descreveu a trajetória de luta de João Miranda, migrante nordestino que, desde o final dos anos 1970, atua em Heliópolis e região pelos direitos sociais e em defesa da participação popular. “Fui o autor deste requerimento, que foi aprovado pela Câmara Municipal, segundo o qual concede ao Senhor João Miranda Neto o título de cidadão paulistano. Que possamos no Brasil e no mundo aplicar os princípios de justiça entre todas as pessoas, juntas na mesa da fraternidade”, afirmou Suplicy.

Muitas personalidades estiveram presentes na entrega do título a João Miranda, como o Secretário de Educação de São Paulo Alexandre Schneider, o arquiteto Rui Ohtake, a deputada estadual professora Bebel, o deputado federal Alexandre Padilha e o ex-ministro e senador Aloizio Mercadante. Todos enfatizaram a importância da UNAS e de João Miranda na construção de uma sociedade justa e democrática.

Durante o Encontro, além da homenagem, as pessoas presentes puderam refletir sobre as realizações da organização ao longo de 2018 e apontar os desafios para 2019. O balanço destacou que a UNAS impactou diretamente a vida de mais de 46 mil pessoas em 2018, com seus 55 projetos sociais. Além disso, a UNAS recebeu o Prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo, que visa reconhecer publicamente projetos ou iniciativas que promovam formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo, e inaugurou, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Paulo, o Centro de Educação Infantil (CEI) Sítio Caraguatá, no Parque Bristol, com atendimento para 112 crianças, além de ampliar o atendimento de crianças da comunidade com os novos prédios do CEI Paulo Freire e CEI Girassol, e ainda realizar, a reforma do CCA Mina que agora oferece infraestrutura adequada para a realização de suas atividades.


Para 2019, João Miranda ressaltou a necessidade de seguir organizados, enquanto sociedade civil, na luta por direitos. “Temos de ter tolerância, ter uma corrente de quem defende a democracia e, principalmente, que defenda a nossa classe social. Temos de manter o emprego, a formação, o atendimento, e seguir acreditando no sonho. No dia em que a gente pensar que não adianta sonhar, estaremos morrendo. A manifestação das mulheres nesta semana foi de arrepiar, um exemplo que devemos seguir. Este encontro tem de ser dos movimentos da UNAS, de Heliópolis, que vão discutir a vida, a esperança, a mudança neste país”.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page