top of page
  • UNAS Heliópolis

Documentário conta a trajetória de Heliópolis, um Bairro Educador

O documentário trata da formação da favela e de como Heliópolis se tornou uma das maiores do mundo, com seus mais de 200 mil habitantes. “Os moradores de Heliópolis começaram a se articular para evitar as remoções” conta o diretor André Ferezini, ressaltando que, com a conquista da permanência no território, a população passou a lutar por outros direitos, sobretudo, pela educação.


O documentário mostra de que forma a educação passou a transformar a realidade de quem lá vive. “Heliópolis é uma cidade educadora à caminho da paz”, diz um dos moradores entrevistados por Ferezini.


Também merece destaque no filme a trajetória de Braz Nogueira, diretor da UNAS e um dos responsáveis pela aproximação entre escolas e comunidade. Na década de 1990, Braz assumiu a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campos Salles e iniciou um trabalho de “quebra dos muros” da escola. “A percepção dos moradores de Heliópolis sobre educação começou a mudar, assim como se transformou o papel da escola em relação à comunidade. Também foi quebrado o monopólio da escola em relação à educação. Existem hoje vários pontos de cultura e educação em Heliópolis, oferecendo desde aulas de capoeira a hip hop, e isto tudo é muito poderoso”.


O documentário mostra todo processo de concepção e construção do pólo educacional, um projeto em parceria entre Prefeitura, Governo do Estado, UNAS e o arquiteto Ruy Ohtake, que daria origem ao que é hoje o Centro Educacional Unificado – CEU Heliópolis Profa. Arlete Persoli. “Todas estas ações acontecerem porque houve sim parcerias com o poder público e a iniciativa privada, mas principalmente porque quem vai à luta, quem busca por estes direitos, são os moradores”, destaca Ferezini.


Assista ao documentário "Heliópolis, Bairro Educador", produzido em 2008 pelo diretor André Ferezini e exibido pela TV Cultura.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page