- UNAS Heliópolis e Região
A música como ferramenta de transformação | Festival Helipa Music
Em uma tarde de domingo ensolarado a favela de Heliópolis recebeu um dos maiores, se não, o maior evento cultural para crianças e adolescentes. A oitava edição do Festival Helipa Music levou centenas de crianças, jovens e adultos para uma grande estrutura montada no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli.
O Festival Helipa Music é o ápice de um longo trabalho realizado nas oficinas de Hip-Hop durante todo o ano nos CCA’s – Centro para Crianças e Adolescentes de Heliópolis e região, onde a garotada trabalha temas relacionados ao seu cotidiano, que se transformam em letras e batidas. O festival é o espaço onde elas se expressam por meio de rimas cheias de conteúdos e reivindicações pautando problemas locais como lixo, racismo, violência contra mulher, moradia entre outros.
O evento é uma construção coletiva, organizado pela UNAS por meio dos jovens que participam de projetos sociais e educadores junto ao grupo de rap da comunidade Avante o Coletivo, que em 2018 completa 10 anos de parceira nas oficinas de hip-hop nos CCA’s. Para Reginaldo José - Coordenador de Juventude da UNAS “O Festival Helipa Músic já faz parte do calendário cultural de Heliópolis e se tornou um evento importante dentro da comunidade, pois além de ter apresentação de artistas locais também promove novos talentos através do trabalho realizado nos projetos sociais, onde crianças e adolescentes utilizam a música como instrumento para falar de questões dia a dia em nossa sociedade, e que muitas vezes não damos a devida atenção”.
Em sua oitava edição o Festival Helipa Music contou ainda com as participações especiais de Max B.O, Bivolt, Negro Lipão e Igor Nova Safra, D Chacra, Aliados da Sul, James Ventura, Malokero Anônimo e o Avante o Coletivo, artistas que contribuíram com o sucesso do evento.