- UNAS Heliópolis e Região
Mulheres de Heliópolis reivindicam Maternidade para a região na 1ª CNVS
O Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região, representado por sua coordenadora Lídia Tavares, entregou nesta quinta-feira (01/03) ao Sr. Ronald Ferreira dos Santos, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, um documento que reivindica a construção de uma Maternidade e Hospital de referencia à Saúde da Mulher em Heliópolis, uma demanda antiga do movimento. A entrega ocorreu durante a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontece em Brasília de 27 de fevereiro a 2 de março. Lídia, conselheira municipal de Saúde e conselheira municipal de políticas para as mulheres, é delegada nacional na Conferência e nela luta pela manutenção dos direitos conquistados e em defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) público e de qualidade.
O documento entregue apresenta a comunidade de Heliópolis, com população estimada em mais de 200 mil pessoas, na sua maioria mulheres chefes de família. Em São Paulo, as mulheres sofrem diariamente com a falta de políticas públicas, principalmente na área da saúde da mulher. Por isso, apresenta apoio, intervenção e colaboração para criação da Maternidade e Hospital de Referência à Saúde da Mulher em Heliópolis.
O Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região também estará nas ruas neste sábado (3/3), às 9h30, na Rua Flor do Pinhal, 2, em Heliópolis, para dialogar com os moradores da comunidade sobre os retrocessos sociais vividos pela população, principalmente a moradora de favela, que sofre com o desmonte da saúde pública e a falta de investimentos em programas de assistência social e educação. Além disso, serão levantadas as bandeiras de combate ao feminicídio e ao aumento de agressões e estupros contra as mulheres. A ação faz parte da programação do 8 de março, dia internacional de luta das mulheres.
Confira aqui mais informações sobre o ato: Mulher na Labuta, Resistência e Luta!