top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Projeto Artesanato na Quebrada capacita artesãs empreendedoras em Heliópolis

O projeto Artesanato na Quebrada é uma iniciativa que oferece capacitação e assessoria aos artesãos moradores de Heliópolis a fim de potencializar seus negócios, aumentando faturamento e reduzindo custos. O projeto é um parceria entre a UNAS o Sebrae-SP e a Elo7 e reuni artesãs empreendedoras da comunidade num curso de 5 meses, onde elas vão aprender sobre todas as áreas de gestão para obterem sucesso nas vendas de seus produtos.


O Programa Artesanato de Sucesso do Sebrae visa capacitar artesãs tanto do ponto de vista da gestão de seu negócio, quanto de tendências e inovação para melhorem seus produtos. “Essa é uma excelente oportunidade para que essas empreendedoras consigam transformar seus hobbys num negócio de sucesso e gerarem renda. A boa gestão de uma empresa é fundamental para a sobrevivência dela”, destaca Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP. “Pensar na dignidade das pessoas de Heliópolis, para nós, é muito importante, e poder contribuir para o fortalecimento das relações econômicas e para a autonomia financeira de quem mora aqui, é ver diante de nossos olhos, a missão da UNAS se materializar. Assim, esta parceria que vai dar aos trabalhadores, uma oportunidade de se formarem e melhorarem seus negócios, preserva a dignidade que tanto pensamos e que tem tudo para dar certo”, completa Antonia Cleide, presidenta da UNAS.

Antonia Cleide Alves fala sobre o projeto com as Artesã moradoras de Heliópolis

A primeira turma reúne 30 empreendedoras e o grupo recebe um acompanhamento mensal exclusivo na comunidade por um período de 5 meses, onde terão aulas de empreendedorismo, tendências de artesanato, como fotografar as peças para divulgá-las, como montar lojas online para vender os produtos, entre outros temas. Para essas aulas técnicas, o projeto conta com o apoio do Elo 7, a principal plataforma online de vendas de artesanato.

 

​"Empreendedorismo e conhecimento estão intimamente ligados, e ter a oportunidade de compartilhar experiências e ideias é de extrema importância para a criação do próprio negócio. Para nós do Elo7 é um prazer contribuir e participar da capacitação dos empreendedores da comunidade de Heliópolis em parceria com o Sebrae-SP, mostrando que desenvolvimento e evolução profissional são tão importantes quanto a satisfação de se trabalhar com o que se gosta", completa Carlos Curioni, CEO do Elo7.

Nathália Raggi fala sobre a plataforma da Elo7 e sobre tendencias de mercado

Entre as categorias que mais se destacam nas vendas de artesanato nas principais plataformas online de vendas são: Aniversário e festas, lembrancinhas, bebê, decoração e casamento. As artesãs terão acesso a esse ranking e outras informações para que possam ajustar suas produções aos itens mais procurados pelos clientes.Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com as artesãs da comunidade identificou que a maioria delas ainda trabalha de forma informal, não utiliza plataformas de vendas na internet e usam o boca a boca e Whats App como principais ferramentas de divulgação de seus produtos.”


"Elas também estavam trabalhando individualmente, em suas casas. O projeto além de capacitá-las também pode uni-las para trocarem ideias, produtos e até clientes”, acrescenta Ariadne Mecate, consultora de marketing do Sebrae-SP.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page