top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Democracia aplicada na prática pedagógica

No último dia 22 de fevereiro aconteceu a eleição para representantes do Grêmio de Educandos do projeto CCA Parceiros da Criança. Acreditamos que o exercício da cidadania torna os educandos parte ativa nos processos de decisão do projeto e com isso reforçamos a concepção de que a criança não é um ser menor ou incompleto. É preciso dar voz aos meninos e meninas, respeitar e ouvir suas opiniões.

 

Escola e Projetos Sociais são centros de liderança na comunidade onde estão inseridos: Para se constituir como liderança, a escola e os projetos sociais devem trabalhar articuladamente com as lideranças já constituídas na comunidade, e se preocupar com o fomento de novas lideranças. Esse é um dos cinco princípios de nosso trabalho.

 

Na votação para o grêmio de educandos do CCA Parceiros da Criança, foram eleitos dois representantes de cada turma nos períodos da manhã e tarde. Todo o processo eleitoral foi realizado pelas crianças e adolescentes do projeto.

Reconhecemos a importância dos processos democráticos na efetivação de uma educação integral e emancipadora. Sabemos que a nossa defesa é por uma educação popular e democrática. Todas as pessoas têm o direito de participar e serem ouvidas em processos de decisão que afetam suas vidas, diante disso, esperamos que a nossa rede articulada se fortaleça, se expanda e se qualifique infinitamente para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humano.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page