Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2019 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

2017 – ano de lutas, resistência e conquistas

December 15, 2017

A UNAS chega ao final de 2017 novamente com motivos para comemorar e se fortalecer na luta pelos direitos humanos e pela transformação de Heliópolis e região em um bairro educador.

 

Neste ano, a UNAS foi reconhecida como MELHOR ONG DO BRASIL na categoria DESENVOLVIMENTO LOCAL e como uma das 100 melhores ONGs do Brasil para se Doar. O processo de seleção do Prêmio Melhores ONGs foi realizado por um comitê executivo composto por representantes da Revista ÉPOCA, do Instituto Doar e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas-FGV, e envolveu mais de 1.500 organizações de todo Brasil.

 

“Receber essa premiação mostra que nosso trabalho no dia a dia com as crianças, os adolescentes e os jovens é eficaz e traz empoderamento. A UNAS nasceu da luta dos moradores, então só temos a agradecer a todas as pessoas que atuam pelo bem da comunidade, pela inclusão e justiça social”, afirmou Antonia Cleide Alves, Presidenta da UNAS, na entrega dos prêmios.

 

Apesar de uma conjuntura adversa, de retirada de direitos e diminuição de alocação de recursos federais e municipais em projetos sociais, a UNAS manteve seus mais de 50 projetos sociais, que todo mês impactam diretamente a vida de 12 mil pessoas em Heliópolis e região. Contamos com a colaboração de mais de 800 trabalhadoras e trabalhadores, em equipamentos como os 16 Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem 2685 crianças; as 13 salas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), os 11 Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), que atendem 1560 crianças e adolescentes, e serviços como o Núcleo de Proteção Social e Apoio Psicológico (NPJ), Medida Sócio Educativa em Meio Aberto (MSE) e Serviço de Assistência Social à Família (SASF), dentre outros. Resistimos diariamente contra possibilidades de cortes de verbas e de convênios, ressaltando a importância de cada projeto na vida das famílias. Além disso, conseguimos ampliar nossa atuação com a juventude, pelos projetos “Compartilhado” e “Força Jovem”, que trabalham as noções de direitos humanos, saúde, gênero, raça e combate ao uso abusivo e precoce do álcool e de outras drogas.

 

Milhares de pessoas caminham pelas ruas de Heliópolis durante a caminhada pela paz

 

A partir de setembro demos início ao projeto Esporte, Direito da Criança, que oferece atividades esportivas para 1800 crianças e adolescentes, e seguimos atuantes na cultura, com a Rádio Comunitária Heliópolis e a Biblioteca Comunitária. Também merecem destaque os projetos de incentivo ao empreendedorismo, como a Rede de Economia Solidária (Coopersol) e o Facebook na Comunidade, que oferece cursos e acompanhamento a micro e pequenos empreendedores.

 

A UNAS acredita que para enfrentar os retrocessos é fundamental fortalecer a atuação dos movimentos de base, e o ano de 2017 novamente foi marcado pelas ações exitosas do Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região, do Movimento LGBT O Grito da Diversidade, do Movimento Sem Teto UNAS, do Movimento de Juventude Fala Jovem, e do Movimento Negro da UNAS. 

 

Em 2018, novos desafios virão pela frente. As classes dominantes seguem afirmando, pelos seus meios de comunicação, que a saída para a crise econômica do Brasil é penalizar os mais pobres, com a redução de direitos, do emprego e das conquistas. Diante disso, devemos reafirmar nosso projeto de país: o pleno desenvolvimento econômico e social do Brasil só virá com a efetivação dos direitos sociais, com a inclusão das populações mais vulneráveis e com a justiça social. Na defesa de um projeto popular para o Brasil, a UNAS seguirá em busca de efetivar sua missão, que é “Contribuir para transformar Heliópolis e região num bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade”.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo