Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2019 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

UNAS e AMBEV promovem ação de conscientização com jovens de Heliópolis sobre o consumo de álcool

September 15, 2017

Hoje, dia 15 de setembro, a comunidade de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, vai receber a oitava edição do "Dia de Responsa", que contará com várias atividades culturais e de conscientização sobre a ingestão de bebidas alcoólicas entre jovens.

Jovens de Heliópolis prontos para o Dia de Responsa 

 

Na ação, idealizada pela Ambev em parceria com a UNAS, a comunidade irá receber atividades sobre o consumo inteligente de álcool. Nosso ponto de encontro é na rua Coronel Silva Castro, nº 58 a partir das 14hs.

 

Abaixo, confira a programação:

 

  • Link com Rádio Comunitária de Heliópolis e Batalha de MC's

Transmissão da programação do "Dia de Responsa" na Rádio Comunitária Heliópolis com informativos de orientação sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas, vinculação de vinhetas produzidas pelos jovens e entrevistas com profissionais da área de saúde e especialistas em prevenção ao consumo indevido de álcool.

 

A programação será encerrada com uma Batalha de MC's com o tema "consumo responsável", onde os ouvintes irão propor os temas e os artistas desenvolveram suas rimas em cima dos temas sugeridos pelos ouvintes via telefone e redes sociais.

 

  • Sarau com artistas, poetas e músicos da comunidade

Os participantes receberão informações sobre o tema "consumo inteligente" com o objetivo de promover a conscientização através da musica, poesia e intervenções artísticas.

 

  • Colagem de lambe-lambe

Os lambe-lambes produzidos na última segunda-feira, dia 11, serão colados por jovens da região.

 

Campanha reduziu em oito vezes consumo de álcool por jovens de Heliópolis

 

Uma pesquisa divulgada pela consultoria MGov, que consolidou os resultados do projeto Jovens Alconscientes desenvolvido pela UNAS em parceria com a AMBEV por meio do programa Na Responsa!, mostrou que os jovens de Heliópolis, em São Paulo, estão bebendo menos.

 

O projeto acontece deste 2010 e já beneficiou centenas de jovens e em sua última edição demostrou que que prevenir e sensibilizar sobre as consequências do consumo abusivo de álcool na adolescência, por meio de diálogos e oficinas, é a melhor maneira de combater a dependência e os malefícios desta substância.

 

Os números mostram que houve redução de episódios e quantidade de álcool ingerido por jovens de 13 a 17 anos que participaram do projeto. Eles passaram a beber oito vezes menos e diminuíram em seis vezes o consumo excessivo de bebidas em um mês.

O estudo aconteceu por meio de um cadastramento via celular e atraiu 1.700 adolescentes. Destes, cerca de mil responderam aos dois blocos de perguntas, o primeira realizado no início e o segundo no final do segundo semestre de 2016.

 

 Jovens participantes do projeto Jovens Alconscientes em 2016 Credito: Bob Fonseca

 

• O Projeto Jovens Alconscientes

 

Oferece oficinas de saúde, leitura e escrita, comunicação, produção de eventos, direitos humanos e rádio locução, para que esses jovens criem campanhas e ações visando a prevenção do uso precoce e abusivo do álcool e práticas de uma vida saudável. Também são promovidas festas e baladas sem bebidas alcoólicas, mostrando que é possível celebrar de maneira inteligente.

 

Os resultados demonstram que as pessoas que participam efetivamente do programa passam a beber menos e em menor quantidade. Para evitar distorções, a mesma pesquisa foi aplicada a jovens de Paraisópolis, que desconhecem a iniciativa, e os resultados não mostraram mudança de comportamento.

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo