top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

VI Seminário Heliópolis Bairro Educador

VI Seminário da Educação, Heliópolis Bairro Educador

Educação Popular, Direitos Humanos e Democracia.

Dias 29 e 30 de Setembro de 2016

Acreditamos que a transformação de Heliópolis e região em um Bairro Educador exige a criação de práticas educativas centradas na valorização do ser humano e na construção, vivência e disseminação de novos valores que tragam a possibilidade real de uma sociedade mais justa, igualitária e humana.


Visando isso a UNAS Heliópolis e Região em parceria com o CEU Heliópolis Profª. Arlete Persoli convidam todos(as) a participarem deste grande evento; goo.gl/sJeKhP

A comunidade organizada de Heliópolis se empenha, há algumas décadas, na transformação de seu território em um Bairro Educador. Tal projeto tem adquirido visibilidade porque mobiliza e articula uma potente rede de proteção social. Na gênese deste processo está o encontro da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e região – com a EMEF Presidente Campos Salles. A parceria entre o movimento social e a escola pública suscita uma enorme transformação no território, a começar pelo desenvolvimento de princípios norteadores comuns que orientam e organizam a vida político-pedagógica da população. Esses princípios, inicialmente elaborados na escola, encontram guarida na UNAS após uma assembleia de moradores que os elegeram como fundamentais para o desenvolvimento de Heliópolis.

Os princípios são:

- Autonomia: é a base do processo de constituição do sujeito, que deve ser compreendido como um agente social, cujas ações e desejos se elaboram em comunhão com o outro.

- Responsabilidade: é um fator imprescindível para a formação do sujeito verdadeiramente autônomo.

- Solidariedade: é o que dá sentido à vida do sujeito social.

- Tudo passa pela Educação: a escola é um dos lugares onde acontece a educação, mas não é o único; toda a sociedade deve ser educadora e educanda.

- A Escola é um centro de liderança na comunidade onde está inserida: para se constituir como liderança, a escola deve trabalhar articuladamente com as lideranças já constituídas na comunidade, e se preocupar com o fomento de novas lideranças

Ao longo dessa história, Heliópolis foi se destacando pelas conquistas de políticas públicas oriundas da participação popular: as luta por moradia digna, por educação, por saúde, por equidade de direitos fundamentam a consolidação de uma verdadeira cultura da paz. É por isso que há dezoito nós realizamos a Caminhada pela Paz de Heliópolis. É #NaLutaPorGarantiaDeDireitos que conquistamos os avanços de nossa comunidade.


O VI Seminário Heliópolis Bairro Educador se insere na perspectiva de ação – reflexão – ação proposta por Paulo Freire, como mecanismo dialético que aprofunda e dissemina os saberes constituídos neste território. Em tempos de crise política e diante das reais ameaças de perdas e retrocessos, ousamos debater as práticas de Educação Integral que temos construído em nosso cotidiano, como forma de resistência na defesa dos direitos humanos. Acreditamos que o currículo vivo e significativo é aquele que se constitui a partir da memória local e da apreensão crítica da realidade. Reconhecemos a importância da cultura na efetivação de uma educação integral e emancipadora. Sabemos que a nossa defesa é por uma educação popular e democrática.

Diante disso, esperamos que a nossa rede articulada se fortaleça, se expanda e se qualifique infinitamente para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humano.

Inscrições para VI Seminário da Educação, Heliópolis Bairro Educador

Link Google: goo.gl/sJeKhP



Posts Recentes
Arquivo
bottom of page