Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2019 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

Inauguração da nova iluminação Led em Heliópolis

December 16, 2015

Em evento realizado na noite desta quarta-feira (9) de dezembro o Prefeito Fernando Haddad inaugurou a nova iluminação pública de Heliópolis. A comunidade localizada na zona sul de São Paulo é a primeira na América Latina a receber a tecnologia LED nos postes. Foram instalados cerca 1.300 luminárias LED em 224 vias da favela, percorrendo 24 km de extensão entre ruas, becos e vielas.

 

A nova iluminação irá beneficiar quase 200 mil moradores e é fruto de muita luta como lembra a Presidenta da UNAS Antonia Cleide Alves que mora na comunidade desde 1972: “A mulherada se reuniu, saiu para as ruas com velas e, nos locais onde não tinha a iluminação, a gente colocava uma cruz para significar as mortes que existiam. Por isso, é com muita alegria e com grande celebração que recebemos essa iluminação”.

 

Haddad ao chegar em Heliópolis andou pelas ruas da comunidade antes de ir ao evento de inauguração marcado para as 19:00hs no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, nessa caminhada pelas ruas encontrou com diversas crianças jogando bola “A vida das crianças e das mulheres muda com a chegada do LED, justamente porque as pessoas se sentem mais seguras. As crianças conseguem brincar em um horário em que o viário está disponível e elas não utilizavam por medo em função da escuridão ou por falta de visibilidade”, disse o Prefeito.

 

Durante o evento ao lado do arquiteto Ruy Ohtake, da Vice-Prefeita de São Paulo Nádia Campeão, da Sub Prefeita do Ipiranga Edna Diva Santos, do diretor de relações institucionais da UNAS Buiu, do Diretor Regional de Educação do Ipiranga Braz Rodrigues Nogueira e lideranças comunitárias o Prefeito exaltou os benefícios que a nova iluminação trará a Heliópolis. “O LED consome 50% da energia elétrica e ilumina o dobro em comparação com as de vapor de sódio e mercúrio. Com metade do consumo, você ilumina o dobro do que iluminava e a energia elétrica está cara. Estamos dando um exemplo para o mundo de como compatibilizar um programa social, que é a segurança pública primária, com um projeto de sustentabilidade, porque quem economiza energia ajuda o meio ambiente”, afirmou Haddad.

“A luz e a iluminação, junto com transporte, educação e saúde, são importantes na vida das mulheres. A gente sabe que, se a Prefeitura está implantando esse projeto hoje, é porque dialogou e dialoga com os movimentos sociais, o que fortalece o controle social”, afirmou a secretária de Políticas Para Mulheres, Denise Motta Dau.

 

Ao anunciar mais está conquista a Heliópolis por meio da mobilização e luta das moradoras e moradores, a coordenadora do Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região Lídia Tavares aproveitou o momento para reivindicar um Centro de Referência da Mulher, para a comunidade, dentro da comunidade, que tem cerca em 56% de sua população mulheres.

Clique Aqui e leia a matéria completa sobre o Laternaço promovido pelas mulheres nas ruas de Heliópolis.

Veja abaixo as fotos de Heliópolis com a nova iluminação:

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo