top of page
  • UNAS Heliópolis e Regiao

6ª Caminhada da Paz na Região

Pelo sexto ano consecutivo a UNAS organizou, a Caminhada pela Paz na Região. Uma verdadeira multidão reunindo crianças, adultos e idosos engrossou o movimento popular que foi ocupando as principais ruas do bairro sob o tema “Educar e conscientizar, pois sem água não podemos ficar!”. A sexta edição da caminhada percorreu, os bairros do Parque Bristol, Jardim São Savério e a Vila Livieiro, com participação de mais 5.000 cinco mil pessoas. “A Caminhada pela Paz nada mais é do que oferecer oportunidade para a comunidade se expressar a favor de uma sociedade mais justa, sem violências”, disse a assistente social do SASF e liderança comunitária Neuzinha.


A 6ª Caminhada da Paz na Região foi realizada na tarde de sexta-feira (29/05). Seus principais objetivos, segundo João Bosco, um dos diretores da UNAS, consiste em procurar levar a paz para dentro das escolas e com isso promover encontros de diálogos e reflexões sobre as diferentes realidades, oportunizando o falar, o ouvir e o expressar-se. Procura ainda abrir espaços para o exercício da autonomia criando uma nova forma de construção e de caminhar, além de formar lideranças da comunidade e, com isso, construir um bairro cada vez melhor. Numa extensão de aproximadamente 2 km a caminhada percorreu o seguinte trajeto: ruas Memorial de Ayres(saída), entrou na Menino do Engenho, Dona Ismênia, Pedro Padovani, François Brunel, Dr. Benedito Tolosa, Jean Degreeff, Jardim Bristol, Jorge de Morais, Antonio Aldo Garcia, Menino do Engenho e retornou a Rua: Memorial de Ayres (local da partida).

Histórico da Caminhada pela Paz na Região

Em 2009, diante dos crescentes casos de violências que vinham sendo registrado no Parque Bristol e imediações e com isso causando reflexos negativos nas escolas, a diretoria da UNAS reuniu-se com lideranças desses bairros no sentido de discutir a questão partindo de suas raízes e encontrar uma saída. Como a UNAS já vinha promovendo a Caminhada pela Paz em Heliópolis e obtendo resultados satisfatórios, a ideia foi de promover o mesmo no Parque Bristol e adjacentes. Mas para tanto, seria necessário envolver toda a comunidade nesse projeto como as lideranças do bairro, escolas, igrejas e outros movimentos sociais. A caminhada proposta só tinha um objetivo direto: “Reivindicar a Paz”. No ano seguinte foi realizada a primeira Caminhada pela Paz na Região com a participação de mil pessoas. Com o decorrer dos anos o número foi aumentando e no ano passado cerca de 3 mil e 700 pessoas foram às ruas. Nesses seis anos de existência a Caminhada pela Paz ganhou consistência e, o que é mais importante, a credibilidade perante a população local e da região. Durante a sua realização o clima é de alegria entre todos os participantes. O comércio também tem colaborado pois sabe que isso reflete positivamente para seu lado.

A 6ª Caminhada pela Paz na Região foi organizada pela UNAS com a participações das seguintes instituições: UMBS (União dos Moradores do Parque Bristol e Jardim São Savério), OSSB (Obras Sociais de São Bonifácio), CDC Jardim Maristela – Clube da Comunidade, CEU Parque Bristol, CEU Heliópolis, EE Professor Álvaro de Souza Lima, EMEF Hercília de Campos Costa, EMEF Professor Campos Salles, EMEF Professor Roberto Plínio Colacioppo, EMEF Professor Olavo Fontoura, EMEF Professor José do Patrocínio, CIEJA Clovis Caitano Miquelazzo.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page