top of page
  • UNAS Heliópolis

O "Lixo é ZIKA"

Ao andar por algumas ruas de Heliópolis, percebemos a quantidade de entulho que é descartado diariamente nas esquinas. Madeira, televisão, estofado velho e móveis são alguns dos produtos que são jogados em locais inapropriados. De acordo com a subprefeitura do Ipiranga a multa para descarte irregular, considerado um crime ambiental é de R$ 14 mil, caso seja pego em flagrante.


Um dos pontos utilizado para descarte indevido de entulho é a Rua dos Artistas, na esquina com a Estrada das Lágrimas, onde encontra-se a escola EMEI Cidade do Sol. O lixo acumulado neste local, muitas vezes atrapalha a saída das crianças, forçando-as a andar pelo meio da rua. Para alguns moradores, jogar o entulho na rua é uma falta de respeito com o meio ambiente e com a própria população que reside no local. Eles acreditam que existam lugares apropriados para deixar os entulhos, porém afirmam não terem essas informações por parte da prefeitura. Ressaltam ainda que a prefeitura faz o trabalho da coletar os resíduos, porém retiram de manhã, e quando anoitece o local já está cheio de entulho novamente.

Descarte indevido de entulhos em frente a EMEI Cidade do Sol

Simão, 58 anos, é um morador de Heliópolis, possui comércio próximo a um lugar onde há descarte de entulho. Ele disse que o descarte na esquina já faz muitos anos e ele teve que fechar uma das duas portas que há no estabelecimento devido o lixo, pois entrava muita sujeira na loja. Para ele, a prefeitura deve tomar uma providência incluindo até pontos de coletas para recolher o entulho e também sugeriu programas de reciclagem para que os moradores de Heliópolis pudessem levar material reutilizável.


Segundo a Subprefeitura do Ipiranga, são recolhidos diariamente 130 mil toneladas de resíduos, sendo 70 mil toneladas de bagulho com remoção mecanizada, 30 mil toneladas de entulhos com remoção manual e 30 mil toneladas de madeira, também com remoção manual. O recolhimento é realizado através do programa de Cata – Bagulho, uma ação gratuita, realizada pela Prefeitura de São Paulo que impede que entulhos sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios. Existem também 2 Ecopontos em nossa região, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Os locais podem ser encontrados no site da prefeitura, www.prefeitura.sp.gov.br.


A Subprefeitura informa também que Heliópolis é dividido em 2 grandes mapas. Ruas que contém pontos viciados de descarte como Rua do Flamengo, Rua da Alegria, Avenida Almirante Delamare, Estradas das Lágrimas entre outras, a coleta é feita diariamente. Já em outros pontos a coleta é realizada toda quinta – feira.

Retirada de entulhos pelo programa Cata-Bagulho da Prefeitura.

Outra preocupação que surge com o descarte de lixo em lugares indevidos é o acúmulo de água parada, ambiente propicio a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Segundo dados da Secretária Municipal de Saúde, na região do Ipiranga já são 14 casos de dengue confirmados. No Sacomã, distrito ao qual Heliópolis faz parte são 52, sendo o quarto distrito com maior número de casos de Dengue confirmados na cidade. A febre Chikungunya que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti tem 4 casos confirmados em São Paulo, sendo 1 em Pirituba e 3 casos no Sacomã.


São dados muito preocupantes então vai aqui algumas informações sobre o mosquito: O Aedes Aegypti é um inseto típico de regiões urbanas de clima tropical e subtropical. É um mosquito doméstico, vive ao redor de domicílios e de locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimentam-se de sangue humano, mas não se engane eles também podem picar à noite. Sua picada pode causar doenças como a dengue, se não tratada corretamente pode levar o indivíduo a morte, febre chikungunya e zika vírus (causador da microcefalia).

O mosquito Aedes Aegypti causador da Dengue, Febre chikungunya e zika vírus

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page