top of page
  • UNAS Heliópolis

Professor Orlando fala sobre o surgimento e a importância do Movimento Sol da Paz em Heliópolis

Em tempos de ódio e intolerância, onde os diálogos estão cada vez mais escassos, decidimos bater um papo com o Professor Orlando da EMEF Campos Sales sobre o movimento que cultiva a Paz em Heliópolis a quase 18 anos.

Professor Orlando Jeronimo na EMEF Campos Salles

Professor Orlando, quando e por que surgiu o Movimento Sol da Paz?


Orlando. – Há 18 anos, com a morte da Leonarda, que era aluna da Campos Salles. Eu estava com o Braz no velório dela e ouvimos que o assassino estava tomando cerveja num bar lá perto, se vangloriando do assassinato. Ficamos indignados e o Braz me perguntou se eu toparia iniciar um movimento, uma caminhada pela paz, para construir uma cultura de paz na comunidade. É claro que eu topei. Procuramos o João Miranda, que na época era o presidente da UNAS, e ele também topou. Naquele momento, nasceu o Movimento Sol da Paz.


Mas o movimento se limitou à caminhada?


Orlando. – Não, ampliou-se pela própria vontade da comunidade, e hoje a caminhada é apenas uma das ações do movimento. Na verdade, nosso objetivo maior é manter a democracia e os direitos humanos.


Por que o movimento é importante para a comunidade de Heliópolis?


Orlando. – Porque o Movimento Sol da Paz é um dos instrumentos que nossa comunidade tem para se posicionar e fazer suas reivindicações, principalmente nos dias atuais, em que estamos à beira de um golpe e com a sombria nuvem do nazismo pairando sobre nossas cabeças. Por isso, é preciso que não apenas o nosso movimento, mas todos os movimentos sociais deste país resistam ao golpe e se fortaleçam cada vez mais para que os direitos conquistados pelas classes populares sejam respeitados.


Todos podem participar do Sol da Paz?


Orlando - Claro que sim! Realizamos nossas reuniões toda última quarta-feira do mês, às 09h30, no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli.


Quando será a próxima caminhada?


Orlando. – Este ano atingiremos a maioridade. Realizaremos nossa 18ª caminhada dia 9 de junho. O tema será o mesmo usado já há alguns anos, devido à sua importância: “Consciência comunitária + Políticas Públicas = Sociedade Educadora”.


Professor, o que você diria para convencer as pessoas da importância do envolvimento de todos no Movimento Sol da Paz?


Orlando – Eu citaria nosso slogan, que diz: MOVIMENTO SOL DA PAZ DE HELIÓPOLIS – COLOQUE VOCÊ TAMBÉM ESSE SOL NA CABEÇA! Afinal de contas “A paz é de todos ou não é de ninguém!”

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page