top of page
  • UNAS Heliópollis e Região

23º encontro da UNAS

Na ultima sexta-feira 11 de dezembro a UNAS Heliópolis e Região realizou o seu 23º Encontro sob o tema: “Histórias nossas histórias, dias de luta dias de glória”. Momento que marcou a participação de todos(as) colaboradores(as) junto a diretoria para analisar, discutir e partilhar as lutas, dificuldades e conquistas do ano.


O Encontrou ocorreu no auditório do CEU Meninos onde estiveram presentes cerca de 600 pessoas que fazem parte dos 47 projetos sociais que a UNAS desenvolve hoje nas comunidades de Heliópolis, Parque Bristol, Boqueirão, São Saveiro, Jardim Climax, Jardim Maristela, Vila Moraes entre outras.


A abertura do evento aconteceu com uma mística apresentada pelas crianças do CCA MINA, onde as pequeninhas mostraram o poder de transformação do ser humano, através da encenação Primavera da Lagarta que apresenta os processos de transformação de uma lagarta que sofria preconceitos por ser diferente e que impressiona a todos com seu poder de transformação.

Após esse lindo momento a Presidenta Antonia Cleide Alves agradeceu a presença de todos os companheiros e companheiras presentes, e inicio sua fala ressaltando a importância das pessoas nos processos da vida, e para demonstrar que em cada uma de nossas historias precisamos do outro, chamou os 27 membros que compõem a diretoria ampliada da UNAS a fazerem parte da abertura do evento junto a ela. Aproveitando a presença de toda a diretoria ampliada, Cleide apresentou também diversos parceiros que estavam presentes no 23º encontro e fazem muitos destes projetos sociais possíveis.

Dando continuidade ao encontro tivemos a presença do secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha que ressaltou as conquistas na saúde durante o Governo Dilma onde esteve à frente do Ministério da Saúde (2011 a 2014) e relembrou a história de Tom e Bebeka dois jovens moradores de Heliópolis que se formaram em medicina após 7 anos em Cuba e hoje atendem milhares de famílias por meio do programa Mais Médicos. Ao fim da fala de Padilha damos inicio a Analise de Conjuntura, momento de extrema importância para entendermos o que vem ocorrendo no País e no Mundo, e analisarmos também a importância e o impacto das ações desenvolvidas pela UNAS na sociedade.


Durante a Analise de Conjuntura tivemos a presença de Carlos Zarattini – Deputado Federal e Jorge Romano Coordenador Executivo da ActionAid Brasil. Zarattini iniciou sua analise falando sobre Qual é a Crise ?Em uma espécie de linha do tempo trouxe a reflexão diversos dados e momentos históricos do País que nos fazem refletir sobre qual é está crise econômica. Explanou ainda sobre a manipulação de grandes meios de comunicação que não são imparciais e influenciam na opinião pública sobre seus interesses. A defesa da democracia foi pauta da analise e contou com forte participação das pessoas presentes, o deputado falou sobre o atual cenário da câmara dos deputados, onde o presidente Eduardo Cunha junto a aliados manobra um Golpe a Democracia Nacional.


Jorge nos levou a analisarmos os projetos políticos em pauta, um projeto neoriberalista que visa à concentração de riquezas e aumento dos poderes empresariais, e um projeto de governo democrático popular com redistribuição de renda e efetivação de direitos humanos. Ainda apontou o quanto “aliados” da base do PMDB podem prejudicar a Governabilidade do País, já que os mesmo tempo que se colocam como aliados se reúnem com a oposição para fazer o Governo “sangrar” e assim visar o “quanto pior, melhor” atrasando pautas em votação no congresso e aumento da instabilidade politica que automaticamente retrai o crescimento econômico. Em sua fala Romano deixou clara ainda sua preocupação com o avanço de Governos de Direita na América Latina o que gera mais dependência do capital estrangeiro e retrocesso nos direitos sociais.

Ao final do período da manhã recebemos a visita do Prefeito de Araçatuba Cido Sério que relembrou histórias marcantes que viveu junto a lideranças comunitárias como João Miranda e Genésia em Heliópolis. E assim finalizamos a manhã do 23º encontro da UNAS.


As 14:00hs iniciamos os trabalhos da tarde com uma segunda mística agora realizada por gestores de diversos projetos da UNAS, onde a apresentação consistiu na luta dos movimentos sociais por garantia de direitos, onde rezar é importante, mais só rezar não se conquista avanços sociais a população. Durante a encenação alguns companheiros da platéia que também participavam da mística, levantaram cartazes de programas sociais que são políticas publicas hoje, por meio de lutas e mobilizações do povo como: Minha Casa Minha Vida, Ciências Sem Fronteiras, PROUNI, FIES entre outros.


A tarde contou ainda com a apresentação do documento construído nos três pré-encontros, realizado no dia 27 de novembro, onde foi feito um balanço dos Avanços, Dificuldades, Estratégias e Perspectiva para 2016 com todos os colaboradores. Ao final da leitura do documento, apresentaram-se todos os projetos e serviços que a UNAS desenvolve em Heliópolis e Região, foram três apresentações divididas em grupos de 30 minutos cada, com os Centros de Educação Infantil – CEI’s, os Centros para Criança e Adolescentes – CCA’s e os demais projetos, chamados PS-UNAS, onde todos falaram e ilustraram através de slides o público beneficiado e as atividades do plano de trabalho de cada projeto, momento de grande nostalgia, por poder ver como cada um contribui para a missão institucional de “Contribuir para transforma Heliópolis e Região num bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade”. Após todas as apresentações nossa presidenta Cleide fez uma reflexão sobre o dia, e reafirmou o compromisso que a UNAS tem, em sempre lutar pela garantia de direitos aos moradores de Heliópolis e Região, encerrando sua fala com a apresentação da retrospectiva 2015.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page