top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

A UNAS na luta contra o analfabetismo em Heliópolis

Há cerca de 24 anos a UNAS celebrou uma de suas primeiras parceiras com a SME - Secretária Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, na gestão do estão secretário Paulo Freire. Com a proposta de contribuir para o combate ao analfabetismo que atingia grande parte da população em Heliópolis na década de 90 é que esta parceria abre as primeiras salas do Mova - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos na comunidade, preocupada com jovens e idosos que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola para aprender a ler e a escrever.


Aos longo dos anos a atuação do MOVA mudou muito a realidade de pessoas que não tiveram oportunidade de realizar seus estudos na infância e adolescência, atualmente o MOVA, vem atendendo cerca de 180 alunos e alunas em dez salas de aulas espalhadas por diversos pontos de Heliópolis. “Trabalhamos no sentido de erradicar o analfabetismo de nossa comunidade. Tem pessoas que ficam cegas ao mundo por não ter tido a chance de estudar”, diz o coordenador Rubenildo Limeira.


O MOVA já conseguiu “libertar” do analfabetismo, centenas de pessoas da comunidade que nunca tiveram oportunidade de frequentar uma escola. Uma testemunha ocular desse sucesso é o mineiro Sebastião Ribeiro de Jesus que não tem receio em afirmar que “O Mova é um pai para mim e a professora uma mãe”. Ele diz isso porque depois de 70 anos conseguiu realizar um sonho de criança: estudar. “Mas desde menino tinha que trabalhar na roça ajudando meus pais lá no interior de Minas Gerais”, explica o aluno que frequenta as aulas na Rua da Mina 38.

Sebastião Ribeiro de Jesus:

Depois de ter trabalhado em diversas cidades do interior paulista como roceiro e dedicar 28 anos no ramo da forjaria, Sebastião veio para Heliópolis em 2004. Aqui tomou conhecimento do projeto MOVA e decidiu aceitar a esse novo desafio. Fez a matrícula, mas no seu íntimo ainda perdurava aquela dúvida: será que com quase 80 anos ainda teria condições de aprender o que não o fez quando criança? Felizmente Sebastião foi bem sucedido a ponto de afirmar, que o Mova é um segundo pai e a professora uma segunda mãe. “Graças ao Mova hoje estou me libertando e já estou conseguindo ler jornais, revistas, indicativos dos ônibus e, principalmente, a Bíblia Sagrada”, cita todo orgulhoso ressaltando que até contas ele o faz com facilidade.


Heliópolis tem muitos outros Sebastião, que como ele não tiveram oportunidade de um dia frequentar uma escola. Mas as portas do MOVA estão abertas venha participar deste projeto.

Locais:

Se na sua família tem algum jovem, adulto ou idoso que não sabe ler ou escrever, incentive-o a procurar uma dessas unidades do MOVA;

Rua da Mina Central, nº 38 - CCA Mina

Rua da Alegria, nº 2 (Comunidade Santa Isabel)

Rua Santo Artistas de Heliópolis, nº 2 - CCA Lagoa

Rua Coronel Silva Castro, nº 58 - CCA Heliópolis

Rua Coronel Silva Castro, nº 160

Av. Comandante Taylor, nº 1347 - CCA Imperador

Rua Juntas Provisórias, nº 1623

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page